
Qualquer restauração perfeita vai exigir remover obstáculos. Jesus é o guia apontado por João Batista para todas as pessoas deixarem o vale, Ele rebaixa os montes e as montanhas orgulhosas. Jesus é um patrol espiritual que limpa os caminhos ásperos e nivela as vidas tortuosas. Está é um soberano e graciosa promessa de Deus, os obstáculos foram pelo próprio Senhor, ninguém pode ser impedido de receber Cristo.
A vontade soberana de Deus, usou o reinado de Ciro para remover os obstáculos e enviar os israelitas de volta para sua terra natal (Jerusalém), depois de passaram 70 anos no exílio da Babilônia.
Is 44:24-28. “Assim diz o SENHOR, o seu redentor, que o formou no ventre: “Eu sou o SENHOR, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo, “que atrapalha os sinais dos falsos profetas e faz de tolos os adivinhadores, que derruba o conhecimento dos sábios e o transforma em loucura, que executa as palavras de seus servos e cumpre as predições de seus mensageiros, “que diz acerca de Jerusalém: Ela será habitada, e das cidades de Judá: Elas serão construídas, e de suas ruínas: Eu as restaurarei, que diz às profundezas aquáticas: Sequem-se, e eu secarei seus regatos, que diz acerca de Ciro: Ele é meu pastor, e realizará tudo o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: ‘Seja reconstruída’, e do templo: ‘Sejam lançados os seus alicerces’.
O cativeiro foi uma triste história de dores e sofrimentos para povo israelita, 70 anos de perturbações física, moral e espiritual numa terra estranha, essa foi uma experiência desagradável, vivendo exilados numa cultura estranha. As escolhas erradas, elas têm consequências físicas e espirituais. Israel tornou-se cativo por causa de seu relacionamento com falsos deuses. Desviar-se do caminho de Deus, é desobediência, é ir para a idolatria, e também é certo o cativeiro com dores.
O rei Ciro foi o instrumento de libertação que Deus usou para acabar com as tribulações dos israelitas. Essas pessoas se rebelaram contra Deus, no exílio da Babilônia eles sofreram como escravos, foram sujeitos aos trabalhos forçados, eles não aprenderam nada com os sofrimentos no Egito. Tempos passados eles serviram como escravos aos egípcios. Faraó fez grande oposição a Moisés e por diversas vezes ele colocou obstáculos para que Israel continuasse como escravos, até que Deus feriu o Egito de morte.
Ex 11:1. Disse então o SENHOR a Moisés: “Enviarei ainda mais uma praga sobre o faraó e sobre o Egito. Somente depois desta ele os deixará sair daqui e até os expulsará totalmente.
Ex 12:30-31. No meio da noite o faraó, todos os seus conselheiros e todos os egípcios se levantaram. E houve grande pranto no Egito, pois não havia casa que não tivesse um morto. Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: “Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao SENHOR, como vocês pediram.
Faraó foi advertido com pragas diversas vezes para libertar e deixar Israel partir. O orgulho de Faraó em submeter a voz do homem de Deus, levou a morte a todos os primogênitos de sua nação. Lembramos que esse foi um julgamento justo de retribuição, muitos foram os empecilhos e as maldades contra o povo de Deus no Egito.
Faraó estava impondo obstáculos na adoração e na comunhão do povo com seu Deus. A história deixa claro que Deus é capaz de remover qualquer obstáculo de nosso caminho quando queremos nos comunicar e ter comunhão com Ele.
Temos muitas histórias de superação na Bíblia, pessoas tiveram que superar seus obstáculos pessoais para ter uma vida perfeita em Deus. Josué é um exemplo pessoal de como Deus age ao nosso favor.
Js 1:9. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Josué teve que vencer o medo e o desânimo. Deus estimulou Josué a ser forte e corajoso. A coragem do crente tem que vir do Senhor. Deus deve estar conosco por onde andamos. Em Deus há força física e força espiritual para realizarmos com fé as Suas boas obras do Senhor.
EXISTEM OBSTÁCULOS PESSOAIS QUE NÓS MESMOS VAMOS TER QUE REMOVER.
Alguns comportamentos inadequados nos impedem de sentar na mesa do Senhor e reinar no meio dos nossos irmãos e inimigos.
O crente deve deixar as regras de rituais para refletir sobre as suas ações práticas na mesa do Senhor com nossos irmãos e inimigos. Nossas bocas devem refletir um coração prático controlado pela Palavra de Deus. Todo tem que ser capazes de sentar na mesa do Senhor sem perturbação, falar a verdade, pois ela é o processo de edificação pra vida toda. A verdade na mesa é mais que qualquer opinião pessoal, ela é a realidade de Deus que removeu o maior obstáculo de nossas vidas (pecado).
OBS: Gostaria que todos que estão estudando com Apóstolo Roy Pillay e a Pastora Eleanor Pillay, ficassem à vontade para acrescentar e avaliar alguns obstáculos pessoais que têm impedido o crescimento da doutrina do Senhor Jesus Cristo.
Amém.
Por – Pedro Amancio.
