AUTOCONFIANÇA QUEBRADA

NOTAS PEDRO AMANCIO

Perspectivas Apostólicas

1Reis 19:3. Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo (NVI).

1 Reis 19:4. E entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados.” (NVI).

Nota – Pedro Amancio.

Segundo a Wikipedia, arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum identificar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.

O arrogante tem uma opinião irreal sobre suas próprias habilidades, considera os outros inferiores e usa a sua própria arrogância como uma forma de manifestar sua própria insegurança.

Já o autoconfiante confia muito em si porque ele se prepara para realizar seus projetos. Está sempre procurando melhorias e se questionando, não a se acomoda nas  verdades absolutas, sua mente está sempre aberta ao conhecimento. Sabe que precisa combater sua arrogância ouvindo e aprendendo de maneira humilde com qualquer pessoa do convívio social. 

O que separa a arrogância da autoconfiança começa com a atitude de respeito ao próximo.

O profeta Elias é um profeta de confiança, ousadia, ele tinha certeza de quem é seu Deus. Elias profeta ousado, conhecia muito bem o Deus vivo a quem ele servia, ele confiava plenamente em Deus. Elias desafiou os profetas de Baal, porque sabia quem era o seu Deus, Elias conhecia por intimidade o Deus de Israel. Elias clamou e o Deus Vivo ouviu e respondeu com fogo, porque Ele é fogo consumidor. 

Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo adorar a Baal. Jezabel implantou Baal no coração do povo, eles estavam dividido e por esta razão queriam servir a dois senhores.

Idolatria é um dos sistema usado pelo espírito de Jezabel para quebrar a auto-estima do povo de Deus, Idolatria é a influência forte de Jezabel nas igrejas atuais. 

Mt. 6:24. “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro”

A auto confiança é como uma escada do sucesso quando se chega ao topo você se encontra só. Há pessoas que estão lutando para desenvolver certa medida de autoconfiança. Esses conceitos tem prejudicados os filhos de Deus, e o resultado dessas buscas tem produzido crentes vazios e cheios de tristezas. 

1 Tessalonicenses 2:4. Pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.

O profeta Elias depois de ter sido usado poderosamente por Deus, se encontrou com este sintomas. Sua autoconfiança chegou ao topo.

Fogo do Céu, anos sem chuva, outras maravilhas de Deus aconteceram através dele. O medo de Jezabel trouxe amnésia espiritual ao profeta Elias, e o mérito dessas realizações foram esquecidas por Elias no momento da depressão espiritual.

Nosso orgulho e vanglória devem girar somente em torno de Jesus; Ele é o padrão da autoconfiança. Jesus tem o mérito de toda a glória, Deus o elevou ao mais elevado posto por causa da suas realizações e confiança no Pai. 

Filipenses 3:4. Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais:

Jeremias 48.10: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”. 

A pessoa autoconfiante não conhece derrota, quando vê a queda sente que é mais dolorosa do que devia. 

A autoconfiança derruba gigantes, Golias desprezou Davi, Golias debochou do homem de Deus. Davi usou a confianças do seu relacionamento com Deus.  “eu vou contra ti em nome do Senhor!”. Nossa autoestima é de estar perfeito no nosso relacionamento com Cristo. Nossa autoestima precisa crescer em humildade e respeito.

Quebra da autoconfiança atingem o equilíbrio emocional e traz o sentimento de vitimização. O profeta Elias teve sua autoconfiança quebrada e tornou vítima no seu próprio espírito. 

O relacionamento do profeta Elias com Acabe e Jesabel, nos traz sugestões práticas, é preciso sair do entusiasmo espiritual para a autoconfiança em Deus. Muitos ministérios estão limitados, bloqueados e paralisados, por confundem entusiamo e arrogância por autoconfiança.

Pessoas de autoconfiança têm fé. Elas acreditam no plano de Deus para suas vidas. Elas vivem da certeza da Palavra e são confiantes para seguirem em diante.

Rm 8:14-15. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

Um espírito de arrogância espiritual é incapaz de ter uma audiência com Golias, Acabe ou Jesabel. Nossa segurança de autoconfiança não podem ser tirada de livros seculares de autoestima. A palavra de Deus é a nossa segurança espiritual, mental e emocional para uma conferência com os espíritos de Golias, Acabe e Jesabel.

Não coloque suas habilidades na frente de Deus, lembre espíritos imundo são carnais. É impossível Deus agir em nosso favor se não formos guiados por Ele.

Deixe um comentário